A inspiração revela-se nas raízes do próprio local. Mantida toda a arquitetura do edifício, assim como a palete de cores já existente: o verde e o bege. Apontamentos de contemporaneidade marcados pelo revivalismo de antigos costumes e tradições: na recepção, o tapete de retalhos elaborado por artesões locais; na entrada as auréolas em vimes revestem o tecto; a ampla escadaria com o tradicional corrimão em madeira maciça de “Casquinha velha” e suspenso no tecto da escadaria, o inesperado “Brinquinho” (o maior em toda a ilha). 

 

Atractivos que o farão visitar o 29 Madeira Hostel:  

 

BRINQUINHO -  o 29 Madeira Hostel exibe o maior brinquinho alguma vez feito com 2,30 de altura por 1,10 de diâmetro e cerca de 40 Kg. 

 

O Bailinho da Madeira - é a dança típica mais conhecida da ilha sendo a música acompanhada pelo som do brinquinho, instrumento musical típico do nosso folclore. É composto por um conjunto de bonecos de madeira, vestidos com trajes característicos da região, dispostos de forma circular numa cana, que é movimentada verticalmente. 


OBRA DE VIMES – no 29 Madeira Hostel, à entrada, pode apreciar uma obra única - “tecto de vimes”. O artesanato em vime está intimamente associado à vila da Camacha.

O vime é proveniente do vimeiro, planta lenhosa pertencente à família das salicáceas, com ramos longos, finos e flexíveis cultivada localmente em locais de maior altitude. Antes de serem utilizadas as canas de vime são cortadas e descascadas e depois fervidas para se tornarem mais elásticas e mais fáceis de trabalhar. Uma vez secas as canas são a matéria-prima pronta a ser transformada numa enorme variedade de objectos de todos os tamanhos e feitios: bandejas, cestos, móveis, abajures etc... 

 

Os famosos carros de cestos, que escorregam montanha abaixo, são feitos de vime, à mão, aqui na Madeira.

 

CARRO DE CESTOS DO MONTE – no 29 Madeira Hostel, o cartão-chaves e as chaves dos cacifos são entregues em miniaturas destes carros.

Os Carros de Cesto são uma tradição nascida em 1850. À época eram a forma mais rápida de viajar entre a elevação do Monte e a capital madeirense. Com o tempo perderam o seu lado utilitário mas ganharam o charme e encanto que atraem muitos turistas até ao local onde se inicia o transporte empurrado por dois homens e ajudado pela força da gravidade … A descida em carro de cesto é uma experiência única, uma atividade obrigatória a todos os que visitam a ilha.

 

COBERTOR DE PROTECÇÃO DAS BANANAS – no 29 Madeira Hostel as camas são decoradas com uma destas peças. Cobertores algo rústicos, utilizados no transporte dos cachos de bananas em corças puxadas por junta-de-bois (actualmente nas carroçarias dos camiões) e a fim de proteger os bagos do fruto.

 

TEAR MANUAL – no 29 Madeira Hostel, pode disfrutar do tapete, das almofadas do terrace e das mantas de retalhos que decoram as camas, feitos localmente em tear manual. O lounge é completado por um tapete feito deste material com as dimensões de 3.80m por 3.00m.

Cada vez menos vulgares, os teares manuais foram durante séculos um instrumento fundamental na confecção de roupas e tapetes de pura lã obtida aquando das tosquias das ovelhas que de forma mais ou menos ordenada eram apascentadas nas montanhas do maciço central da ilha da Madeira. As típicas, quentes e coloridas mantas de retalhos eram imprescindíveis nas casas rurais ou situadas nas zonas altas do Funchal como forma de aconchego nos dias mais frios de Inverno. De igual modo, os tapetes confeccionados nos teares manuais permitiam um maior conforto no chão das casas de soalho em madeira.

 

VASOS DE BARRO DE SUSPENDER NA PAREDE - no 29 Madeira Hostel, o terrace tem uma característica parede em pedra de basalto coberta destes vasos com flores e ervas aromáticas típicas da ilha. O gosto pela jardinagem e pelas plantas é uma característica comum à maioria dos madeirenses. Em qualquer recanto, por muito pequeno que seja, as flores e as plantas ornamentais são uma presença obrigatória, fazendo jus a um clima que permite ter todo o ano plantas com folhagem e/ou em floração.

 

BANCO DE JARDIM – o 29 Madeira Hostel manteve o tradicional banco de jardim que encontrará no terrace. Nos muitos jardins a visitar no Funchal (tanto públicos como privados) é possível descansar em bancos de ferro forjado com assento e encosto em madeira, habitualmente pintados de verde escuro.

 

PONCHA DA MADEIRA - No 29 Madeira Hostel, o hóspede poderá experimentar fazer a famosa “poncha” tracidicional Madeirense. A “poncha” é uma bebida tradicional e emblemática da Madeira, feita de aguardente de cana-de-açúcar, açúcar e sumo de limão.